Uma conversa com o palhaço Clov's

O catarinense Fabiano Peruchi apresentou a história do simpático palhaço Clov’s no espetáculo “O Sapateiro”, no Sesc Belenzinho, durante o Festival Internacional Sesc de Circo. “O universo da sapataria é muito interessante porque é uma profissão que passa de pai para filho, assim como o universo do palhaçaria”, conta Peruchi. Sapatos, botas, remendos, coisas e mais coisas penduradas nas paredes. O cenário das sapatarias é parecido no mundo todo. Todos esses elementos foram trazidos para o palco para contar a história do sapateiro que sonha em ser artista de circo, desejo este sempre adiado pelo ofício tradicional da família.

O Clov’s é um palhaço que Fabiano interpreta há doze anos. Quando decidiu montar um novo espetáculo, sabia que queria se aprofundar na pesquisa sobre palhaçaria e também trabalhar com sapatos. Para a construção do personagem, Peruchi fez laboratório em uma das sapatarias mais antigas de Criciúma, sua cidade natal. Lá buscou as referências que compõem o cenário, inclusive um dos moldes foi presente da família dona da sapataria. “As sapatarias novas estão ficando muito limpinhas, sem graça. Ao entrar numa antiga parece que você está entrando em um novo mundo”.

Para a direção, convidou o palhaço argentino Martin Martinez e juntos começaram a pensar como transformar os elementos da velha sapataria em elementos circenses. “É um espetáculo simples, mas com bastante verdade. O riso é bem pontual, não é de gargalhada”, conta o artista.

A sala de espetáculos estava lotada para a apresentação. Na primeira fileira, as crianças estavam curiosas para o que aconteceria. O sapateiro Clov’s coloca em cena questões comuns a todos nós de maneira uma maneira comovente. As cenas em que “luta” com uma mosca e quando transforma uma mala da sapataria num mini picadeiro, e os pares de sapatos em trapezistas e equilibristas encantaram a plateia.

Acompanhe a entrevista que fizemos com Fabiano Peruchi, o palhaço Clov’s.

Escrito por
Mariana Branda

Vídeo:
Renata Dantas