Página Inicial · 2015 · maio
Edit

Desde tempos imemoriais, acreditava-se que os vários ramos da profissão circense “não se aprendem na escola”. A criação do Charivari Brasileiro mostra o contrário. Escolas de circo de todo o Brasil, vão se juntar para apresentar no Sesc Santo André, o espetáculo que mostra os caminhos da formação circense no país. “Charivari” é aquele momento final dos espetáculos…

Edit

O diretor da Cia K, Kiko Caldas, conversou um pouco com a gente durante a montagem do espetáculo “As Voltas Que o Mundo Dá” que estreia no Sesc Itaquera nos dias 30 e 31/5. Confira abaixo a entrevista e o vídeo em que ele conta como é se apresentar ao ar livre, onde o céu…

Edit

O circo de ontem não é o mesmo de hoje e não será o mesmo de amanhã. O circo é uma evolução constante, assim como a vida de cada um de nós. A evolução da espécie é marcada por tentativas, acertos e erros. O resultado do conjunto dessa obra determina o presente e prepara o…

Edit

Entre a montagem do palco e a afinação de luz, com poucos minutos restando para os atores Ana Coll e Kadu Mendes e o diretor Ronaldo Cahin iniciarem o último ensaio, conversamos por alguns minutos sobre a concepção deste espetáculo que parte de um número específico de circo envolvendo o trapézio duplo para uma narrativa que deixa lacunas à interpretação…

Edit

O realismo mágico é o ponto de partida do espetáculo Febril. Para a montagem, os artistas e diretor debruçaram-se na obra de um dos maiores nomes deste gênero literário, Gabriel García Marquez. O processo de concepção do espetáculo – muitas vezes até doloroso, sobretudo pela dificuldade física apresentada nos números – uniu as diversas técnicas…

Edit

Em meio aos trabalhos que antecediam a terceira edição do Festival Internacional Sesc de Circo, o blog conversou com os integrantes do Espaço Cultural CITA (Cantinho de Integração de Todas as Artes), que desenvolve atividades culturais no bairro do Campo Limpo e em seu entorno. Os artistas circenses falaram sobre as suas experiências com o público…

Edit

Cherepaka é a palavra em russo para tartaruga. É também o nome do espetáculo da companhia canadense Nad`ere Arts Vivants da artista Andréane Leclerc, criadora da performance de contorcionismo apresentada no Sesc Belenzinho e baseada nas analogias criadas dessa relação. Andréane explica que o ponto de partida foi “a dualidade entre o instinto animal e o…

Edit

Eles poderiam ser participantes do Programa Juventudes do Sesc, mas são artistas que dedicam-se à prática e à formação circense. Vindos de diversas partes do país, como por exemplo, São Paulo e Rondônia, os 11 jovens da companhia Circo no Ato encontraram-se na capital carioca, no Programa de Formação do Artista de Circo (PROFAC). Além…

Edit

A Cia. do Quintal esteve em cartaz no Sesc Santo Amaro com o espetáculo infantil ‘A Rainha Procura… ‘ té o último dia 24 de maio. A temporada dos palhaços acabou, mas a trupe vai continuar em Santo Amaro, para acompanhar o festival Circos. E tudo parece estar interligado por essa magia. Veja só: Rhena de Faria, a…

Edit

Quando Acelere! fez sua estreia mundial na Inglaterra, em abril passado, a imprensa internacional celebrou, com o “coração na boca” – como destacou um crítico – os mergulhos aéreos do elenco. O chão existe, isto é certo, mas em cena os artistas da companhia Circolombia o ignoram e se lançam em números ousados, ora brincando…

Edit

Pegamos carona com o pessoal do Circo no Ato, para mostrar toda a montagem da estrutura física do espetáculo Febril, além de contar um pouquinho sobre a formação dos artistas. Antes da história da própria companhia, é preciso conhecer o PROFAC – Programa de Formação do Artista de Circo, da Escola de Circo Crescer e Viver….

Edit

Olhar para um espetáculo circense procurando não somente identificar a expressividade dos elementos específicos com os quais ele trabalha, mas também compreender o uso de tais elementos dentro do universo mais amplo das artes cênicas é a tarefa dos críticos convidados a atuar no 3º Festival Internacional Sesc de Circo. Toda e qualquer forma cênica…

Edit

Acelere! do grupo Circolombia (COL) abre a terceira edição do Festival Circos nesta quinta, dia 28, no Sesc Pinheiros. O palco do Teatro Paulo Autran recebe até o dia 31 de maio uma estrutura de 12 metros, que dá suporte às acrobacias dos 12 artistas colombianos. Por que colocar Acelere! no seu roteiro do festival:…

Edit

O circo, assim como outras expressões artísticas, vem se adaptando às novas tecnologias e ampliando a forma de interação entre o público e o artista. O CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo, desde sua primeira edição em 2013, busca ampliar conexões, convidando o público a conhecer mais sobre o evento em conteúdos na rede,…