Jornalistas da mídia especializada para as artes cênicas tecem críticas sobre os espetáculos realizados no Festival, apresentando outras essay proofreading service online by professional editors perspectivas que atravessam as fronteiras da linguagem.

 

De partida

A tomar por este “De partida” a Cia. Suno, formada pelo acrobata Duba Becker e a atriz Helena Figueira, vem de uma linhagem circense já passada no crivo dos cursos livres ou universitários onde ...

Por: Kil Abreu
Haru

Haru, espetáculo de circo para o público infantil, aborda a relação mestre discípulo através da metalinguagem: trata-se de um espetáculo de mágica cujo tema é a própria mágica. Este pode se...

Por: Daniele Avila Small
Noites do Parangolé

“Lá fora a luz do dia fere os olhos”. João Bosco-Aldir Blanc. Parangolé foi o nome com que o artista plástico Hélio Oiticica batizou, nos anos 1960, o misto de capa, bandeira, estandarte e ...

Por: Welington Andrade
Underart

Um memorial dedicado a uma queda, descreve o diretor Olle Strandberg sobre Underart, espetáculo criado a partir de sua experiência pessoal, um acidente em um salto, que o deixou paralisado do pesco...

Por: Daniele Avila Small
Falsa Escuadra

“O homem é a única criatura da terra que tem vontade de olhar para o interior de outra”. Hans Carossa. Les secrets de la maturité. Falsa escuadra, apresentado pelo grupo argentino Cia. Movimi...

Por: Welington Andrade
Volta ao mundo em 80 dias

A volta ao mundo em 80 dias, espetáculo criado a partir do clássico de Julio Verne pelo Solas de Vento, parece se apoiar em dois eixos: o desejo pela inventividade na cena e um impulso formativo, ou...

Por: Daniele Avila Small
B-orders

B-orders, o trabalho da dupla palestina Ashtar Muallem e Fadi Zmorrod (da Escola Palestina de Circo) é, em síntese, uma dança das fronteiras. E não apenas “nas” fronteiras.  Os jovens perform...

Por: Kil Abreu
Vizinhos

Há um padrão que se repete em Vizinhos, já visto nesta edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circo no espetáculo Um Café da Manhã. Novamente estão o homem e a mulher em cena a c...

Por: Luciana Romagnolli
Exceções à Gravidade

Os clowns (…) sempre tratam do mesmo problema, qual seja, da fome: a fome de comida, a fome de sexo, mas também fome de dignidade, de identidade, de poder. Realmente a questão que abordam cons...

Por: Luciana Romagnolli

Um homem e um tronco de árvore. Não é preciso mais do que isso para que tenha início o espetáculo ‘Pelat’. Neste trabalho solo do artista catalão Joan Català, a base material é suc...

Por: Maria Eugênia de Menezes
A Costureira

“A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e de fúria, sem sentido algum.” William Shakespeare O espetáculo A costureira, com a atriz suíça Gardi Hutter, dirigido por...

Por: Daniele Avila Small
Extreme Symbiosis

Ao assistir Extreme Symbiosis as pessoas de teatro certamente vão lembrar que já há um tempo razoável desde que os estudiosos delimitaram um campo teórico para catalogar e explorar as aproximaç�...

Por: Kil Abreu
A última aduela

O antagonismo no espetáculo da companhia portuguesa Erva Daninha é representado por dois movimentos dramatúrgicos que recuam do verbo em prol da gestualidade narrativa dos números circenses. A pal...

Por: Valmir Santos
As voltas que o mundo dá!

Saltimbancos, mambembes, ciganos, não importa, os artistas populares itinerantes têm lugar cativo na ancestralidade do circo em passagens por feiras, praças, campinhos e outras áreas do interior o...

Por: Valmir Santos
Charivari Brasileiro

Em meio a uma grade de programação que olha para o contemporâneo e, consequentemente, para aquilo que convencionamos chamar de ‘novo circo’, a estreia de ‘Charivari Brasileiro’ vem dar test...

Por: Maria Eugênia de Menezes
Cherepaka

Sabemos que a estética é uma das noções que distinguem a humanidade das outras espécies animais. Por outro lado, os fenômenos artísticos e as áreas do conhecimento vivem fundindo tais natureza...

Por: Valmir Santos
Febril

O que de imediato chama a atenção em “Febril”, espetáculo da companhia carioca Circo no ato, é o empenho em totalizar na forma mais orgânica possível os muitos e diferentes  instrumentos de...

Por: Kil Abreu
Pals

Atualmente, o termo orgânico é evocado com certa frequência para dar conta das obras de artes cênicas – especialmente aquelas que fogem do ‘mainstream’. De alguns anos pra cá, todos os ...

Por: Maria Eugênia de Menezes
A.N.J.O.S.

O fluxo constante entre o picadeiro e o teatro italiano está na origem da Companhia Cênica Nau de Ícaros. Desde seu surgimento, em 1993, esse grupo de artistas viu-se imediatamente apegado ao circo...

Por: Maria Eugênia de Menezes
Um Café da Manhã

O disparador do espetáculo “Um Café da Manhã” é um prosaico poema do francês Jacques Prévert (1900-1977) sobre um homem que, após servir-se de café com leite e fumar um cigarro, parte: “...

Por: Luciana Romagnolli
Clockwork

“O deleite do nonsense tem suas raízes na sensação de liberdade que experimentamos quando podemos abandonar a camisa de força da lógica”. Sigmund Freud. Clockwork, apresentado pela companhia ...

Por: Welington Andrade
Acelere!

Projetos culturais nascidos em comunidades socialmente desassistidas pelo Estado enfrentam riscos de outra ordem quando ambicionam uma dimensão artística à altura das linguagens que abraçam. A con...

Por: Valmir Santos